Aulas PAP3 e 4

PSP 4 com funcionários da Prefeitura Munucipal de DC
29 de agosto
A mesma palestra foi oferecisa para um grupo de servidores públicos, dessa vez focando na questãao dos relacionamentos no ambiente de trabalho, da boa comunicação e bem estar, bem como dos valores humamos para que a cidade e seus projetos decolem. Foi apresentado uma proposta de coleta seletiva interna onde a adesão está ligada a ausencia ou presença de valores socioambientais.


PAP 4 em Torrinha
11 de agosto

A palestra a Arte de ser Feliz desta vez foi orefecida a um grupo de mais de 120 pais de alunos, focando especialmente a importancia no desenvolviento do caráter de pais e filhos como passao para o desenvolvimento de uma ética socioambienta.



PAP 4 em Torrinha
29 de julho
A arte de ser feliz em Torrinha
Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho (Jean-Jacques Rousseau).


Na última sexta feira dia 29 de julho,  um grupo de mais de 50 estiveram no Centro Comunitário  onde os palestrantes puderam assistir a palestra “A arte de ser feliz”.
A palestra falava da felicidade abrangendo desde a felicidade interior até a felicidade ambiental, planetária no que diz respeito aos ambientes saudáveis e em equilíbrio.


A palestra era parte da programação do Coletivo Educador da Bacia do Lajeado, Polo Educa Verde, de Dois Córregos, um projeto da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e teve como parceiros na organização do evento a Prefeitura de Torrinha, representada pelos departamentos de Meio Ambiente, o Diretor e Agrimensor Alaor José de Figueiredo e Márcio Câmara e ainda a Diretora de Ensino, Rose Vasselo.
A palestra esteve a cargo da Dra Ivana Ribeiro, coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Educação para a Vida (IBEV), parceira do Coletivo Educador de Dois Córregos.


Primeiro encontro PAP 3 e 4
Dia 19 de novembro de 2010:
Abaixo uma mostra dos nossos encontros, nos quais procuramos equilibrar dosagens de conteúdo cognitivo e afetivo, explorando o imenso universo proporcionado pela inclusão dos nossos sentidos ao aprendizado.












Segundo encontro PAP 3 e 4
Dia 3 de dezembro de 2010:

Nos destaques deste encontro, as danças circulares para preparação das mentes e corpos dos participamntes (Educação Ambiental de Corpo&Alma). E, seguindo a metodologia adotada no projeto, a Hipótese de Gaia, mostrando que o planeta Terra não é apenas um planeta que sustenta vidas, mas ele próprio TEM vida.



Na abertura do encontro, uma dança circular.
A ecóloga, educadora ambiental e arte-educadora Carolina, falando sobre a hipótese de Gaia 
Já que o meio ambiente começa dentro da gente, nada mais importante que conhecer aquilo que nos desequilibra. Assim como se não tomarmos certas precauções, os ambientes a nossa volta tendem a se desequilibrar. Para a Educação Ambiental de Corpo&Alma, as DSTs também são resultantes de atitudes inconsequentes nossa ou de outrem. 

Entre as atividades, a construção das mandalas retratava a idéia de que a diversidade é necessária em todas as atividades e área das nossas vidas, incluindo a diversidade social  e os diversos atores que a pompõem.
E para finalizar, as dinâmicas, com a finalidade de fundir todos os corações destas pessoas que alegremente aprendem participando.

Dançando conforme a música!

Nos meses de janeiro e fevereiro, período de férias, não houve aulas com o PAP 3. Após este período o curso com os jovens passou a ser oferecido diretamente nas escolas. São elas: E.M.E.F. Benedito dos Santos Guerreiro, Colégio Interligado (COC), E.M.E.F.E.I. Oscar Novakoski, E.E. Francisco Simões e E.M.E.F.E.I. Profª Laura Rebouças de Abreu (em Guarapuã).

Alunos da EMEF Benedito Guerreiro
A interação com os alunos, levando-os a avaliar seus comportamentos sociais e ambientais

Contação de história com conceitos ecológicos (utilização do lúdico)

 Depoimento de uma aluna sobre a hisória do fazendeiro":
“ Eu entendi que quando o homem corta as árvores os bichinhos que moram lá às vezes conseguem arranjar outro lugar e alguns morrem. Um dia o fazendeiro cortou as árvores para plantar cana-de-açúcar, depois do plantio colocou fogo e repetiu isto vários anos. Só restaram duas árvores para fazer sombra e um casal de larvas que se reproduziram e começaram a comer a plantação porque os passarinhos que se alimentavam das larvas tinham ido embora.”(Luana Marcela Massolini)


Mais atividades lúdicas, desta vez ensinando o conecitos de "capacidade de suporte", sem no entanto, usar palavras!


No segundo encontro na EMEF Benedito Guerreiro, a introdução do tema Lixo, relacionado à Pegada Ecológica de Dois Córregos.

Conhecendo os alunos da EMEFEI Oscar Novakoski, onde também trabalharemos com o tema Lixo

Alunos da EMEFEI Profª Laura Rebouças de Abreu ativando a criatividade na dinâmica do Espelho

A criatividade e interação social ajuda os multiplicadores a efetivarem seus sonhos.

Apresentamos aos alunos de Guarapuã os resultados da Pegada Ecológica de Dois Córregos e iniciamos a montagem do Jornal Boas Notícias, a partir do qual serão elaborados os projetos de multiplicação desses jovens agentes!


PAP 4 - Encontros de fevereiro




A atenção dos participantes
Pensando nos problemas ambientais da cidade

A participação dos alunos

PAP 4 - Encontros de Março
O ecossistema urbano como tema deste encontro

As dinamicas de grupo como forma de integrar e refletir sobre diversos aspectos do cotidiano  

PAP4 - Encontro 1o Encontro de Abril 

 No encontro de 8 de abril, as atividades teóricas deram lugar ao arregaçar de mangas, pois era chegada a hora de, abastecidos de uma certa quantidade de informações, o grupo pensar sobre as atividades que seriam denvolvidas  para mitigar os impactos da Pegada Ecológica do município de Dois Córregos.
Como os maiores impactos causados pela população ao meio ambiente são:  
1. Alimentacão
2. Transportes e
3. Moradia e Resíduos


...e, baseados nos questionamentos relacionados aos conteúdos já trabalhados, o grupo, já associado ao PAP 2, ao CATI e a duas representantes do funcionalismo público da prefeitura, organizaram as estratégias para mitigar estes impactos e educar a população sobre uma alimentação mais saudável, que favorece a produção rural local, reduz o transporte (alimentos provenientes de outras localodades) e a produção de resíduos (embalagens).


AGUARDEM!!!
Querem colaborar? Procure as escolas municipais ou o Departamento de Meio Ambiente da prefeitura!

Contamos com vocês!!!

Encontros PAP 3