Conteúdos do PAP 4 e 2

Os participantes desses grupos, além de aulas de campo, dinâmicas de grupo, atividades de arte-educação e arte-expressão e outras atividades arte-educativas.
Abaixo os conteúdos abordados no curso (prate teórica).

PAP 4 - Curso de Ecologia Básico - Educação Ambiental (Temas socioambientais):

Meu corpo, minha primeira morada (higiene, limpeza e necessidades nutricionais, tabagismo, conservação de alimentos, ansiedade e digestão, venenos no lar, lazer, bem estar físico e mental).
Minha casa (higiene e limpeza, produtos não biodegradáveis fossas, sistema de esgoto, destino do lixo, iluminação).
Minha rua, meu bairro (destino do lixo, arborização, ilhas de calor, evapotranspiração, smog, poluição sonora, energia, Agenda 21, destruir por quê?, podas).

Transportes (conceito, tipos de transporte, poluição do ar, transporte ecológico, ciclovia).
Praças, parques e jardins (conceito de praça, parque e espaço urbano, áreas verdes no ambiente urbano: lazer, efeito psicológico e ambiental).

O posto de saúde (serviços de saúde, a OMS, soro caseiro, saúde preventiva, alopatia e homeopatia, plantas medicinais).
A escola (Legislação - artigos 227; 228 e 229, da Constituição Federal - cidadania: gestão participativa merenda escolar, cuidados com o meio ambiente escolar, arborização de pátios e desenvolvimento de hortas, reciclagem, higiene e saúde na escola).
 O comércio (conceito de consumo, padrões sustentáveis de consumo, desperdício e consumo responsável).
As indústrias (conceito de indústria, infra-estrutura, matéria-prima, recursos humanos, consumo de água, reflorestamento, poluição provocada pela indústria, saúde do trabalhador, prêmios de qualidade, ISO 9000 e 14000).
A cidade (ecossistema urbano, Habitat I e II, agenda 21 local, urbanização e assentamentos populares, desenvolvimento sustentado nas cidades).
Os rios (as bacias hidrográficas brasileiras, uso dos rios, abastecimento, saneamento, assoreamento, matas ciliares, Código Florestal Brasileiro, poluição).

Praias, mares e oceanos (zona costeira, conceito de zona econômica exclusiva, poluição marinha, urbanização, extinção dos manguezais).
A zona rural (agricultura e meio ambiente, práticas prejudiciais, agrotóxicos, agricultura sustentável, irrigação, pecuária e produção animal).
Os ecossistemas (a Amazônia, o pantanal, o cerrado, a mata atlântica, unidades de conservação e ecoturismo).
Agressões ao meio ambiente (diferentes tipos de poluição, desmatamento e queimadas, caça e pesca predatória).

Biodiversidade (conceito de biodiversidade, biodiversidade genética, de espécies e de ecossistemas, taxa de extinção, biodiversidade e biotecnologia, proteção da biodiversidade).
O clima (conceitos, fatores que influenciam o clima, história do clima terrestre, o fenômeno “el niño”, aquecimento global, efeito estufa, efeitos da poluição do ar na saúde, prováveis conseqüências do aumento da temperatura global).
Desenvolvimento sustentável (conceito, aspectos sociais, aspectos econômicos, aspectos ambientais, ação global, preservação do meio ambiente).
Direito ambiental (conceito, ações governamentais em defesa do meio ambiente, Constituição Federal - Artigo 225, recursos legais, como denunciar a violação do direito ambiental).
Qualidade de vida (o que significa, qualidade de habitação: casa, rua e bairro, qualidade de vida na cidade, ambiente urbano melhor, padrões sustentáveis de consumo e de produção industrial, parâmetros de qualidade ambiental, megadiversidade brasileira, participação comunitária e direitos do cidadão e qualidade do lazer).
O planeta (o planeta Terra, desastres ecológicos, o desafio da sustentabilidade do planeta, encontros mundiais para o meio ambiente, interação comunitária, o ecossistema terrestre, o equilíbrio da ecosfera, mundo sem fronteiras, a paz mundial, a ação humana contra o mundo, qual mundo que queremos?).

Referencias:

A utilização destes conteúdos podem ser avaliadas em um case publicado em:

Educação Ambiental no ambiente empresarial: um caminho para a responsabilidade
social In: Metodologias em Educação Ambiental. 1a ed.Rio de Janeiro : Vozes, 2003.
Reflexões acerca das mentes que pensam a Gestão Ambiental em empresas: o lugar das mentes conscientes In: Educação Ambiental em Empresas ed.São Carlos : RIMA, 2008.


PAP 2 - Educação Ambiental de Corpo&Alma (educadores formais e não-formais)

Abaixo estão expostos os conteúdos de cada encontro
Em cada encontro estão expostos também links onde podem ser avaliados os conteúdos, artigos, premios e publicações, todas da responsável pela formação do


Primeiro Encontro 26 de fevereiro de 2011):


Educação Ambiental de Corpo&Alma:



Introdução:
Um olhar sobre a Paz e a Sustentabilidade; Para além das fronteiras disciplinares; Ética planetária; Responsabilidade universal; Ciência e espiritualidade (não no sentido religioso).

Bases teóricas da Educação Ambiental de Corpo&Alma
Filosofia (oriegm das rupturas entrte corpo, alma e meio ambiente).
Ecologia (influencia genética e epigenética no comportamente humano relacionado às questões socioambientais)
Motricidade Humana (a influência do meio na formação do comportameto humano)
Comunicação (Educação é comunicação, teoria da comunicação e suas relações com a conscientaização)
Psicologia da percepção (formação dos padrões perceptivos humanos)
Neurociências (explicações sobre padrões mentais acerca dos nossos comportamentos e aprendizado)
Pressupostos da Educação Ambiental de Corpo&Alma
Atividades anímicas (exemplos de atividades anímica /práticas)

Referencias:
1.  Esta metodologia foi o primeiro trabalho em Educação Ambiental premiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
2. Foi considerada "metodologia inovadora" no Congresso”VI Congresso en la Didáctica de la Ciência (Barcelona- Espanha - 2001)”.
3.  Em 2004 empregada em projeto de interveção sociomabiental, que recebeu o premio Super Ecologia, Revista Super Interessante – Projeto Pegada Ecológica Brasil
Melhores Práticas Ambientais em Empresas, FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais  - Projeto Pegada Ecológica Brasil
4. Sobre as atividades anímicas, este assunto está publicado em: 
Atividades Recreativas e meio ambiente: uma parceria imbatível In: Atividades Recreativas.1a ed.Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2004, p. 29-45.

Segundo Encontro (março de 2011):

Para Além da Educação Ambiental de Corpo&Alma:
Dimensão corpo&alma:
O autoconhecimento (Conheça-te a ti mesmo!),
Autoconhecimento na prática, segundo a tradição..., 
As idéias do Dr. Bach, 
O Imperil - causando desequilíbrio no corpo&alma
A importância do “Ser” feliz, 
Contribuições das neurociências para uma vida feliz, Quando a felicidade flui.
 O poder das “palavras” e do
“pensamento” positivos, 
QI, QE e QS,  
O Ser Quântico, 
A saúde do ponto de vista quântico: mais uma vez, o poder dos nossos pensamentos e sentimentos, O Efeito “placebo”, 
Criatividade interior, 
Paz e sustentabilidade interior.
Dimensão Social:                                            

Darwin, Lamarck e o “darwinismo social”,
Teoria dos campos mórficos,
Do ser Quântico à Sociedade Quântica,
Paz e sustentabilidade social,                      
Dimensão natural e planetária:                             
A hipótese de Gaia, 
Noogênese e Noosfera,
As esperanças - Teilhard Chardin e o “ponto Omega”, 
Paz e Sustentabilidade planetária.
Finalizando:                                 
PAZ e a sustentabilidade Total,
A força do Amor, 
O Amor Como o Único Sentido da Vida.

Referencias:
http://pedagogiadoalento.blogspot.com

Terceiro Encontro (Abril de 2011):

Navegando - rumo a paz interior, a paz social e a paz na natureza

Este curso em forma de  imersão está baseada em dinâmicas e vivências grupais de acordo com os “portos” onde vamos nos atracando.
O primeiro porto a atracarmos é busca da paz interior, entre os temas trabalhados, o  autoconhecimento.  O “porto” seguinte está nas reflexões sobre as nossas relações com aqueles com quem convivemos, familiares, relações de trabalho, etc. – a PAZ SOCIAL. O terceiro porto nos oferece a oportunidade de compreender como as dimensões anteriores estão relacionadas diretamente com o meio ambiente – a PAZ nos AMBIENTES NATURAIS e CONSTRUIDOS e finalmente, os compromissos que podemos assumir individualmente para que possamos navegar até o destino final, a PAZ TOTAL.
Um barquinho de papel construído por cada um será o veículo desta grande viagem. Este barquinho será o suporte de reflexões e decisões, afinal, para se “navegar” precisamos traçar “rotas”, estratégias e o desejo de alcançar um destino, entre eles, a possibilidade de encontrar antídotos para as atribulações do dia a dia.

Referências:


http://navegandoibev.blogspot.com
Materia publicada em Portugal sobre o curso: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=260447&mostra=2


Quarto e Quinto encontros (maio e junho):
Curso Básico de Educação Ambiental (Temas socioambientais):

Meu corpo, minha primeira morada (higiene, limpeza e necessidades nutricionais, tabagismo, conservação de alimentos, ansiedade e digestão, venenos no lar, lazer, bem estar físico e mental).
Minha casa (higiene e limpeza, produtos não biodegradáveis fossas, sistema de esgoto, destino do lixo, iluminação).
Minha rua, meu bairro (destino do lixo, arborização, ilhas de calor, evapotranspiração, smog, poluição sonora, energia, Agenda 21, destruir por quê?, podas).

Transportes (conceito, tipos de transporte, poluição do ar, transporte ecológico, ciclovia).
Praças, parques e jardins (conceito de praça, parque e espaço urbano, áreas verdes no ambiente urbano: lazer, efeito psicológico e ambiental).

O posto de saúde (serviços de saúde, a OMS, soro caseiro, saúde preventiva, alopatia e homeopatia, plantas medicinais).
A escola (Legislação - artigos 227; 228 e 229, da Constituição Federal - cidadania: gestão participativa merenda escolar, cuidados com o meio ambiente escolar, arborização de pátios e desenvolvimento de hortas, reciclagem, higiene e saúde na escola).
 O comércio (conceito de consumo, padrões sustentáveis de consumo, desperdício e consumo responsável).
As indústrias (conceito de indústria, infra-estrutura, matéria-prima, recursos humanos, consumo de água, reflorestamento, poluição provocada pela indústria, saúde do trabalhador, prêmios de qualidade, ISO 9000 e 14000).
A cidade (ecossistema urbano, Habitat I e II, agenda 21 local, urbanização e assentamentos populares, desenvolvimento sustentado nas cidades).
Os rios (as bacias hidrográficas brasileiras, uso dos rios, abastecimento, saneamento, assoreamento, matas ciliares, Código Florestal Brasileiro, poluição).

Praias, mares e oceanos (zona costeira, conceito de zona econômica exclusiva, poluição marinha, urbanização, extinção dos manguezais).
A zona rural (agricultura e meio ambiente, práticas prejudiciais, agrotóxicos, agricultura sustentável, irrigação, pecuária e produção animal).
Os ecossistemas (a Amazônia, o pantanal, o cerrado, a mata atlântica, unidades de conservação e ecoturismo).
Agressões ao meio ambiente (diferentes tipos de poluição, desmatamento e queimadas, caça e pesca predatória).

Biodiversidade (conceito de biodiversidade, biodiversidade genética, de espécies e de ecossistemas, taxa de extinção, biodiversidade e biotecnologia, proteção da biodiversidade).
O clima (conceitos, fatores que influenciam o clima, história do clima terrestre, o fenômeno “el niño”, aquecimento global, efeito estufa, efeitos da poluição do ar na saúde, prováveis conseqüências do aumento da temperatura global).
Desenvolvimento sustentável (conceito, aspectos sociais, aspectos econômicos, aspectos ambientais, ação global, preservação do meio ambiente).
Direito ambiental (conceito, ações governamentais em defesa do meio ambiente, Constituição Federal - Artigo 225, recursos legais, como denunciar a violação do direito ambiental).
Qualidade de vida (o que significa, qualidade de habitação: casa, rua e bairro, qualidade de vida na cidade, ambiente urbano melhor, padrões sustentáveis de consumo e de produção industrial, parâmetros de qualidade ambiental, megadiversidade brasileira, participação comunitária e direitos do cidadão e qualidade do lazer).
O planeta (o planeta Terra, desastres ecológicos, o desafio da sustentabilidade do planeta, encontros mundiais para o meio ambiente, interação comunitária, o ecossistema terrestre, o equilíbrio da ecosfera, mundo sem fronteiras, a paz mundial, a ação humana contra o mundo, qual mundo que queremos?).

Referencias:

A utilização destes conteúdos podem ser avaliadas em um case publicado em:

Educação Ambiental no ambiente empresarial: um caminho para a responsabilidade
social In: Metodologias em Educação Ambiental. 1a ed.Rio de Janeiro : Vozes, 2003.
Reflexões acerca das mentes que pensam a Gestão Ambiental em empresas: o lugar das mentes conscientes In: Educação Ambiental em Empresas ed.São Carlos : RIMA, 2008