Aulas Educadores PAP2


Sétimo encontro, dia 30 de julho 


O estado emocional natural do ser humano é em paz. Esta paz deixa de existir quando a preocupação, a raiva, o ódio, a ganância e o poder, por exemplo, invadem nosso coração e nossa mente. Assim, damos vazão a atitudes que “podem” contribuir para a ausência de paz também no âmbito social e nos ambientes construídos e naturais. A capacidade para instaurar a violência está relacionada ao perfil e situação social de seres humanos que não detém valores universalmente desejáveis.

Estes desequilíbrios de ordem moral, ética ou no caráter, são responsáveis pelo que hoje chamamos bulling e correspondem a uma deficiência na formação dos Valores Humanos do ser humano. As diversas expressões artísticas podem levar o ser humano a refletir sobre os estados de conflito ou de paz em que vive.

Consideramos como ambientes para os quais desejamos PAZ: o corpo e a alma (dimensão biopsíquica), a sociedade (pessoas, relações socioculturais) e os ambientes construídosn (bens comuns e históricos, culturais, arquitetônicos, etc.) e os naturais, do qual faz parte a natureza humana e, assim, fechamos um circuito de inter-relações, interdependências e interinfluências.

Na imersão as educadoras tiveram a oportunidade de participar de reflexões, meditações até danças e dramatizações (RPG)
 
Para aquecer brincando de "lenço atrás"
A imesão aconteceu no Pesqueiro do Pacú, bem pertinho da natureza
Nas meditações, uma viagem (imaginária) à natureza...
Algumas preferiam a concentração "na vertical"
Na dinâmica "o fogo da vida" a reflexão sobre a convivência
No RPG, a "tartaruga" fazia sua defesa (parabéns a tartaruguinga de Torrinha!).
Depois era a vez dos pescadores (só riso!)
A anciã da vila de pescadores tambem fazia sua defesa perante a juiza. DC tem excelentes artistas!
As "crianças"também fizeram seu depoimento a juiza (esta a frente era a porta voz! Deu um show o tempo todo fda imersão!)
Os agentes do Ibama também fizeram sua defesa...
Até que a juiza deu sua sentença.
E para navegar, os barquinhos com tudo aquilo que tirava a paz interior, social e na natureza era deixado para as águas levarem.


Sexto encontro,  dia 18 de junho

A oficina “A Arte de Tecer Sonhos” pretende colaborar para uma nova visão e atuação no mundo, onde uma Cultura de Paz e de sustentabilidade seja instaurada a partir de atividades de arte-expressão/arteterapia.  Buscamos o equilíbrio corpo&alma, bem como o dos ambientes social e a natureza, bem como a substituição da cultura do imediatismo, da substituição e do descarte, da desvalorização humana e da desvalorização da própria cultura e dos nossos bens naturais, por uma cultura da permanência e da sustentabilidade, na qual os valores humanos sejam formulados e re-formulados, introduzidos ou resgatados. Para tanto, organizamos uma oficina a qual é dividida  três momentos de atividades praticas-reflexivas:  “O Ser Humano”, dedicado às questões e vivencias internas, as “Coisas do Mundo” (a sociedade e a cidade, onde a própria arte representada nas manifestações culturais humanas e a natureza...) e o “Mundo dos Sonhos”, como aquilo que o grupo almeja conquistar, o mundo melhor.
As mazelas e as esperanças tiradas da caixa de Pandora
As reflexões em grupo

Na instalação, uma reflexão sobre a produção de resíduos

Uma dinâmica para reagimos aos rótulos

Teatro de fantoches, uma reflexão acerca dos nossos valores
A alegria sempre presente nas atividades



Quinto encontro PAP 2, dia 28 de maio
Neste encontro concluimos o curso Para Além da Educação Ambiental de Corpo&Alma. Tratamos da dimensão plantária onde os pontos abordados, Noogênse/Noosfera, Indice de Ressonancia Schumann e a Teoria da Morfogenese estava diretamente relacionada a todas as teorias apontadas nos encontros anteriores. Finalizamos com a importância do amor nas mudanças que desejamos para nossas casas, escolas, cidade e planeta.
Dinâmica de abertra: passando estímulos
 
O "amor" como único sentido da vida
Multiplicadoras
Dinamica para construir o conceito de capacidade de suporte
 Dinamica para construir conceito de cadeia alimentar
 Dinamica para construir o conceito de consanguinidade
Simulação de uma floresta (plantas, herbívoros e carnívoros) que recebe veneno trazido pelo vento...
...E a onça pintada (grande predador) morre por acumulo de agroquímicos
A descoberta da folha que antes só se conhecia pelo toque
 Na "Trilha de barbante"  o objetivo é gravar o percurso pelos outros dentidos
 Descobrir o percurso realizado agora sem a venda nos olhos
 Na "História do Mago" a ajuda aos colegas
O encerramento com a "terapia do abraço" (abraços diferenciados)


Quarto encontro do PAP2 dia 9 de abril
Neste encontro os tema sabordados foram a conclusão sobre a importância do autoconhecimento na formação dos educadores para a trns-formação planetária e a introdução à Paz e Sustentabilidade Social.
Nosso abertura com o Merequete, um bom dia com muita ALEGRIA!!!!!


Entre os temas tratados a capacidade de empoderamento das populações quando se organizam para melhorar a vida de todos - o tal "sonho que se sonha junto".

 Após o intervalo da manhã, para aquecer os corações uma rodada de beijos
Seguindo as orietações das pesquisas do Dr. Masaru Emoto, a professora logo tratou de aproveitar a "força da palavra" para contaminar positivamente a sua água.

A importância da afetividade através do abraço em Free Hugs

 O almoço das educadoras de Torrinha foi na plataforma sobre a lagoa do Parque Ecológico

Na dinamica "o rabo da baleia" o grupo aprende brincando a cooperação, a desenvolver estratégias e a tocar nos colegas sem malícia.


As danças grupais indígenas...
A dinamica "A fita da Vida"uma oportunidade para o autoconhecimento onde nas trocas acabam lembrando de momentos que antes não haviam pensado. Pessoas que aprendem participando!

Hora de "dançar a vida", sempre conforme a música

Feito fadinhas, brindando a vida com desejos de toda a forma de prosperidade aos colegas...

Idem a anterior

O Coração de qualidades trás autoconfiança eautoestima

Mas esta deve vir sempre estar acompanhada de humildade...

Terceiro encontro PAP2 dia 26/03
 Tema do encontro - Autoconhecimento

Acima a dinamica d egrupo "Nó" e abaixo, algumas professoras de Torrinha entre as participantes de Dois Córregos 
Vivencia grupal: Círculo de qualidade

 
Hora do lanche!
Vivencia grupal para trabalhar autoconhecimento

Reforçando qualidade interiores

A terapia do riso como fonte de relaxamento e estímulo a produção de neurotransmissores específicos
No área externa do parte, um bom lugar para reflexões acerca da vida de cada um

 
Avaliação do curso


Segundo encontro PAP 2 em 26/02

Como fo i colocado na palestra, as mudanças que queremos ver no meio ambiente, devem ter início na transformação interior.
Nossos valores relacionados aos ambientes onde vivemos estão intimamente ligados ao nosso bem estar/felicidade (seja…interior, seja em nossas relações sociais ou em nossas relações com a natureza)…
É como construir uma casa sem alicerces.
Quando tratamos deste tema a partir dos sentimentos humanos a oportunidade de reflexão é muito maior, daí uma maior chance de mudança de comportamento.
Afinal, podemos aprender pela dor ou pelo amor.
A falta de amor é um dos principais motivos para toda espécie de cuidado que deveríamos ter.
É o amor às pessoas e as coisas que trazem o respeito que devemos ter a tudo e a todos, pois é no amor que são fundamentados nossos valores.
Ouvir o coração é dos dos primeiros passos na busca de decisões acertadas acerca da nossa vida  cotidiana e da felicidade.

Primeiro encontro do PAP2 em 6/11
Este nosso primeiro encontro tinha por objetivo a apresentação do projeto, da formadora e da metodologia diagnóstico a qual será aplicada no município como forma de detectar os pontos de carência os quais orientarão as ações dos diversos segmentos da sociedade.
A metodologia "Escola do Futuro" com seu "Muro das Lamentações" e "Árvore dos Sonhos" é uma das metodologias a serem adotadas de acordo com o projeto aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Durante o encontro de apresentação, foi apresentada a filosofia de trabalho (Educação Ambiental de Corpo&Alma e o conceito de "meio ambiente" adotado e a abordagem científica adordada - transdisciplinar.
Nesta apresentação os autores citados foram Marcos Sorrentino, ex-diretor de Educação Ambiental do MMA e um dos criadores dos Coletivos Educadores e inspirador da EA de Corpo&Alma com suas cinco classificações da questão ambiental (alma, corpo, relações sociais, natureza e política pública) e também o filósofo, político e educador chinês, Confúcio.