Fórum e Pré-Fóruns

I Fórum de Educação Ambiental do ColetivoEducador da Bacia do lajeado

A programação detralhada do evento e componentes da mesa fredonda estão na página inicial deste blog 
Tema do evento: "Valores para mudar o mundo"
Na abertura, a Diretora do Depto. Municipal  de Educação, Profa Rosa Laura Garcia Calacina e a Diretora do Dep. De Meio Ambiente Graziele Limoni (à esquerda)
Apresentação da APAE na abertura do evento, "em busca da Paz"
O aplauso dos mais jovens
  Os alunos da APAE deram um show de capacidade
Ainda na abertura do evento, a colaboração da EMEFEI Oscar Novakoski ...
com a apresentação de uma paródia
Os educadores da cidade prestigiando o evento 

A Apresentação da proposta do Coletivo Educador pela Profa responsável pelo PAP2 Dra Ivana Ribeiro 

Dr.Marcos Sorrentino, da ESALQ-USP e Dra Maria Bernadete S. S. Carvalho, da UNESP/Rio Claro e presidente da ons parceira do evento, o IBEV

 A ecóloga Carolina Souza Rodrigues apresentando o trabalho desenvolvido em nível de PAP3

Os alunos da Escola Laura Rebolças de Guarapuã para mostrarem seus trabalhos
Os "pufs" feitos de garrafas PET, como forma de reutilização de matéria prima

A participação dos jovens - preparação para a vida futura
 

A apresentação dos seus trabalhos podem ser um exercício para apresentações em encontros nacionais como o Coletivo Jovem e o Caretakers Environmental Internacional (EMEFEI Laura Rebouças de Abreu)
 O trabalho dos Ecojornalistas como parte do PAP 3
Recadinho do Dr Paulinho Diaz, supervisor do projeto e responsável pela oficina de fotonovelas 

Profa Débora contou com a colaboração de uma aluna e seus poemas (COC-Colégio Interligado)

O lindo trabalho da EMEF Prof. Valdomiro Casagrande e seu Jardim Ecológico que encantou a todos
 Tatiana Arietti Capelini apresentando um desdobramento do PAP 4
A CEMEI Profa. Maria Helena Capelini Rodrigues mostrou o trabalho dos seus multiplicadores
CEMEI Maria Lucia Altimari Dante
 APAE
Profa Sylvia Navarro, da EMEFEI Laura Rebouças de Abreu
 EMEI Maria José Scarpim

     EMEF Francisco Simões
EMEF Benedito dos Santos Guerreiro

Mesa Redonda
Profa Dra Gisele Maria Schwartz, Professora Adjunta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com atuação no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, linha de pesquisa Estados Emocionais e Movimento e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias
Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, mestranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias , Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP. Membro pesquisadora do LEL (Laboratório de Estudos do Lazer) da UNESP de Rio Claro-SP - apresentação de case
 Juliana de Paula Figueiredo, Mestranda em Ciências da Motricidade, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro-SP. Membro pesquisadora do LEL (Laboratório de Estudos do Lazer) da UNESP de Rio Claro-SP (apresentação de case)

Profa Dra  Taitiâny Kárita Bonzanini, Professora Adjunta da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS - Unidade Ivinhema)
Este é o vídeo que resume nosso encontros: dos rostos de estranhamento a adesão e envolvimento

 Homenagem das multiplicadoras do PAP2 a formadora do grupo e a formadora do PAP3

Após a homenagem a exibição dos lindo presentes

 A entrega dos certificados  com dinâmica (a última?)

 Certificados trocados, era a hora de destrocar com abraços

 Abraços e algumas lágrimas...

E para concluir, uma princesinha que cresceu durante o nosso projeto.
Que ela seja bem vinda e que conheça um planeta melhor.
Se depender da mamãe e das professoras da cidade, temos certeza que vai encontrar.

Pré-Fóruns
Objetivo
A finalidade destes eventos é afinar os grupos com quem estamos trabalhando (todos os PAPs) a partir da metodologia proposta e motivar os participantes a seguir em frente na realização de projetos que melhorem a qualidade de vida das comunidades envolvidas.
Lembrando que estes eventos estão ligados à motivação, bem estar e qualidade de vida da poopulação o que nos remete aos temas de maior impacto da população ao meio ambiente: alimentação, resíduos e transporte.
Uma forma de mantermos o envolvimento e a vontade de todos, lembrando que estes eventos pré-forum também estão abertos a toda comunidade.

Evento de Julho - palestra em Torrinha

A arte de ser feliz- da felicidade interior a felicidade ambiental


Na última sexta feira dia 29 de julho,  um grupo de mais de 50 estiveram no Centro Comunitário  onde os palestrantes puderam assistir a palestra “A arte de ser feliz”.
A palestra falava da felicidade abrangendo desde a felicidade interior até a felicidade ambiental, planetária no que diz respeito aos ambientes saudáveis e em equilíbrio.
A palestra foi parte da programação do Coletivo Educador da Bacia do Lajeado, Polo Educa Verde, de Dois Córregos, um projeto da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e teve como parceiros na organização do evento a Prefeitura de Torrinha, representada pelos departamentos de Meio Ambiente, o Diretor e Agrimensor Alaor José de Figueiredo e Márcio Câmara e ainda a Diretora de Ensino, Rose Vasselo.
A palestra esteve a cargo da Dra Ivana Ribeiro, coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Educação para a Vida (IBEV), parceira do Coletivo Educador de Dois Córregos.

Evento de junho - Concurso Ecofotográfico


Colóquio com educadores no dia 21 de Maio
Neste colóquio tratamos da violência nas escolas e vida cotidiana, desde os simples atos até os atentados a vida.
O bulling foi um dos temas discutidos.
O grupo expôs suas experiências - e demonstraram como podem ser criativos na resolução de complitos com alunos de difícil trato valendo-se de atividades diferenciadas.

No colóquio tambémforam desenvolvidas vivencias grupais.


Oficina de fotonovela e HQ
  A oficia Pré-Fórum foi realizada pelo Prof. Dr. Paulo Ernesto Diaz Rocha no dia 30 de abril.
  O Professor Paulo possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1988), mestrado em Botânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Teoria e Práxis do Meio Ambiente e em Agricultura Biodinâmica. Foi educador do programa USP Recicla e atua na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP da USP. É aluno do curso de especialização Linguagens da Arte - USP e professor do curso Meio Ambiente & Sociedade da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, arte educação, meio ambiente e gestão de resíduos.
  A oficina após a apresentação da proposta, seguiu na elaboração do roteiro, produção e edição de fotonovelas que tiveram como temas, a alimentação, a produção de resíduos e o transporte, temas da Pegada Ecológica do munucípio de Dois Córregos.
Vejal o exemplo de fotonovela criada por um dos grupos (aguradem as próximas!!!)





Próximo evento:

Exposição do concurso Ecofotográfico dia 4 de junho no Centro Cultural.


 3º Evento Pré-Fórum - Relaxamento, Filme e Reflexão


O filme é uma injeção de ânimo nos participantes além se ser um caminho para o autoconhecimento e a reavaliação da nossa forma de viver.
História real, estrelada no cinema pelo veterano e competentíssimo astro Nick Nolte, "Poder além da vida" tem muitas lições para dividir conosco. Assistir ao filme sem se emocionar e envolver com a história de um egocêntrico jovem campeão de ginástica olímpica que não valoriza nada e ninguém além dele mesmo e que, ao entrar em contato com Sócrates, atendente e mecânico de um posto de gasolina nas proximidades do campus universitário em que Dan Millman (o campeão que só pensa em si mesmo), se vê intrigado, literalmente em xeque e subitamente desprovido de todas as certezas que o acompanhavam até então pode ser uma experiência riquíssima para os espectadores.
Mas não deve tal experiência se resumir somente a assistir. Devemos pensar e repensar cada uma das valiosas pérolas existentes no filme. Sócrates atua como um autêntico filósofo a constantemente desafiar a lógica e a obviedade que parece ser parte do cotidiano de Millman e também dos espectadores. E é justamente nesse ponto que reside a grande riqueza do filme, ou seja, sua capacidade de nos fazer abrir os olhos, de observar tudo o que está ao nosso redor, de valorizar as relações que estabelecemos com tudo e com todos.
Há muito do jovem Dan Millman em cada um de nós. A teimosia, a prepotência, a arrogância, a acomodação ou ainda o apego ao mundo material. Por outro lado, temos vivido muito pouco no sentido do questionamento daquilo que parece estabelecido e definido aos nossos sentidos ou ainda de perceber as inúmeras oportunidades e portas que se abrem para nós todos os dias como Sócrates prega a seu contrariado pupilo.
Ao final do filme o tempo para o bate-papo reflexivo...



2º Evento Pré-Fórum - A Arte de ser feliz
Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho (Rosseau).

No sábado, dia 22, às 15 horas, Dois Córregos recebeu um grupo de profissionais para falar
sobre “A arte de ser feliz”.
O tema foi dividido em três partes: a felicidade interior, a felicidade social e a felicidade
ambiental/planetaria.
O evento contou com a mediação da coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de
Educação para a Vida, instituição parceira do Polo Educa Verde.
O evento aconteceu no Polo do Parque Ecológico (Almoxarifado Municipal), a entrada foi
gratuita, aberto aos alunos dos PAPs e população, basicamente àqueles que buscam a
felicidade.

As palestrantes

Alba Soares - renomada  jornalista  rioclarence, especializada na área ambiental e em turismo. Foi responsável pelas mais
importantes reportagens e artigos na área ambiental do Jornal
Regional. Hoje também atua na área de assessoria (MidiaA).
Sua  abordagem   “espiritualizada” é um dos pontos fortes da sua abordagem.
Alba tem bases transdisciplinares,  evidenciada pelo viez
espiritual, trouxe à reflexão todo o nosso comportamento que, segundo nossos valores norteiam nossa vida, nossas relações sociais e nossas atitudes com relação à natureza. 

Jeniffer Milanezzi – psicóloga, especializada em psicoterapia neo-reichiana e florais.
Desenvolveu trabalhos junto a Pastoral da criança em Bauru, Tocantins e Pará. Foi coordenadora da área de voluntariado do Instituto Consulado da Mulher (principal investimento social da Marca Consul). Hoje no Senac Rio Claro na área do Programa
Educação para o Trabalho e redes sociais. 
Jeniffer foi incumbida da abordagem social, optou pelo relato de experiência, onde contou sua trajetória desde a infância (Pastoral da Criança) na área social e o papel da felicidade, o “seguir o coração” na escolha de caminhos para a realização profissional.

Lúcia Helena Hebling Almeida - possui graduação em Formação de
Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984), mestrado em Ciências da Motricidade pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e
doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui especialização em Psicomotricidade pelo Instituto Pieron de Psicologia Aplicada (1987), em Psicologia Escolar e Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), em Cinesiologia - Técnicas Corporais e Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientiae (1997). Atualmente é profa. convidada do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (LASER) do Depto de Psic. e Psiquiatria Médica - FCM - UNICAMP - Campinas, SP e autônoma em consultório particular em Rio Claro - SP . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica Junguiana, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clínica, Jung e corpo, Técnicas de Relaxamento, Imagem corporal, Espiritualidade e Religiosidade, Corporeidade e Educação.
O foco de Lucia Helena foi o corpo e o estado psquíco. O equilíbrio entre o corpo e a alma
nos ajudando a ter consciência sobre quem nós somos, como percebemos e agimos, item
de fundamental importante na construção de uma vida tranquila e feliz. Sua “fala” foi
associada a uma seção de relaxamento seguido de reflexão. 

A abertura 
Uma breve apresentação da Dra Ivana Ribeiro – colocava algumas perguntas como: O que
nos faz feliz, O que precisamos  para sermos felizes, O que não queremos e o que nos
impede de sermos felizes? O medo? Onde queremos estar daqui a 5, 10 ou 15 anos? Mostrou
pesquisas científicas que mostram como nosso DNA é afetados por estados emocionais,
demosntrando como a raiva, a preocupação entre outros acabam nos tornando doentes e
deprimidos e o contrário, como as pessoas tranquilas, alegres adoecem menos e são
aparentemente mais “leves”.

Avaliação

Conclusão
Como foi colocado na palestra, as mudanças que queremos ver no meio ambiente devem
ter início na transformação interior. Nossos valores relacionados aos ambientes onde
vivemos estão intimamente ligados ao nosso bem estar/felicidade (seja interior, seja em
nossas relações sociais ou em nossas relações com a natureza)… — É como construir uma casa sem alicerces.
Quando tratamos deste tema a partir dos sentimentos humanos a oportunidade de  reflexão
é muito maior, daí uma maior chance de mudança de comportamento.
Afinal, podemos aprender pela dor ou pelo amor.
A falta de amor é um dos principais motivos para toda espécie de cuidado que  deveríamos
ter.
É o amor às pessoas e às coisas que trazem o respeito que devemos ter a tudo e a todos,
pois é no amor que são fundamentados nossos valores.
Ouvir o coração é dos primeiros passos na busca de decisões acertadas acerca  da nossa
vida cotidiana e da felicidade.


1º Evento Pré-Fórum - Cine Clube Papo Cabeça

No dia 15 de dezembro de 2010 nos reunimos no Centro de Educação Ambiental do Polo Educa Verde para a primeira projeção de filme, seguida de "palestra participativa" em forma de debate, digamos, um "papo cabeca" acerca da mensagem do filme.

Em primeiro lugar, gostariamos de lembrar que a divulgacao do Cine Clube, contou com a participacao dos Agentes Educa Verde que para a surpresa de todos, brindaram os que lá estavam com muita " pipoca com guaraná"! 
Parabéns galera do PAP 3!

O filme propunha uma corrente de boas ações e, embora o mundo que aprendemos a ver nos pareça meio "escuro", podemos (e temos este dever) enxergá-lo com outros olhos, os olhos do coração, que sempre vê beleza e esperança em tudo.

O Papo Cabeça